Trobadour Solitaire

Já ouviu falar do BookCrossing?

O
BookCrossing é a prática de deixar um livro num local público, para ser encontrado e lido por outros, que continuarão esta corrente. Um conceito que surgiu nos EUA(por incrível que pareça!!!).
Criado em quatro semanas de 2001, o www.bookcrossing.com administra um banco de dados com os passos das obras abandonadas e os comentários dos leitores. Antes de libertar um volume, o "bookcrosser" deve registrá-lo no site gratuitamente e dar as coordenadas de onde o "esquecerá", devidamente etiquetado com os procedimentos que a pessoa que o encontrar deverá seguir.
O objetivo do Bookcrossing é transformar o mundo inteiro numa biblioteca. Os membros desta comunidade de leitores virtuais (e que não conhecem limites geográficos) possuem um sentimento de partilha tão grande que não se importam de libertar os seus próprios livros em locais públicos (tais como cafés, no metrô, transportes públicos e em qualquer lugar que a imaginação ditar), em vez de os manterem parados nas estantes para que o maior número de pessoas os possam ler, tornando desta forma o acesso à cultura e especificamente à leitura verdadeiramente universal. Infelizmente tal hábito não é ainda praticado no Brasil visto que perdemos nosso tempo inteiro vendo novelas, jornais babacas ou lendo revistas ainda mais babacas. Eu confesso que ainda não me cadastrei no site, porém eu empresto meus livros para qualquer pessoa e qualquer livro.

Com este sistema, acaba-se pouplarizando a cultura e possibilitando que outras pessoas que não possuem recursos financeiros para adquirir um livro, possam, mesmo que por acaso, ter acesso a obras interessantíssimas.

Gostou da idéia e ficou curioso? Então participe da versão brasileira do BookCrossing.

Acesse http://www.livr.us/

Deixar um livro num lugar publico para que alguém o encontre, dispara uma adrenalina muito legal, sem falar o quanto é divertido! Ou então peça emprestado ou empreste!


Marcadores: | edit post